1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Concluídos - 2013


Autores: Rodrigo Dias Ferreira & Tiago Manuel Padrela Amaro

Orientador: Prof. Dr. Leonardo Gresta Paulino Murta
Coorientadora: Prof. Dr. Vanessa Braganholo Murta

Resumo
A Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal Fluminense utiliza uma variedade de sistemas para o gerenciamento de dados referentes a alunos, professores e bolsas de fomento, o que muitas vezes gera informações duplicadas e inconsistências. Além disso, esses sistemas não atendem todas as necessidades dos usuários responsáveis pela administração, e muitas informações são controladas manualmente, em planilhas e documentos diversos.  A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de uma aplicação web que visa cobrir as lacunas deixadas pelos sistemas em utilização.  O novo sistema foi denominado SAPOS (Sistema de Apoio à Pós-Graduação).  O projeto visa melhorar a gestão de informações já existentes em sistemas legados e a inserção de novas funcionalidades, como o controle de alocação de  bolsas de fomento e o controle de etapas de um aluno. A implementação da proposta foi realizada utilizando uma metodologia de desenvolvimento ágil, que possui como principal característica uma forte interação com o usuário. Esta, por sua vez, diminui a probabilidade da adição de requisitos desnecessários, potencializando o aumento da satisfação do usuário.  A cada iteração, uma versão do SAPOS era entregue aos usuários, que puderam ir usando versões preliminares enquanto novas funcionalidades eram implementadas.  Foi utilizado o framework Ruby on Rails, que facilita a implementação, manutenibilidade e escalabilidade  do sistema.  Essas características permitem que o sistema seja facilmente continuado por outros desenvolvedores.  A versão desenvolvida nesse trabalhocontempla o cadastro de informações de alunos, matrículas, professores, orientações, bolsas e etapas, e vem sendo usada com sucesso pela secretaria e coordenação do Programa de Pós -Graduação em Computação da UFF.

Palavras-chave: Aplicação Web, Engenharia de Software, Desenvolvimento Ágil Ruby on Rails, Gestão Acadêmica de Pós-Graduação.

Autor: Douglas Paulo de Mattos

Orientadora: Profa. Dra. Débora Christina Muchaluat Saade

Resumo
Em documentos NCL (Nested Context Language), para garantir que as mídias sigam uma programação de apresentação, deve-se construir elos que de nem relacionamentos temporais entre os nós de mídia de acordo com a ocorrência de eventos. Este processo de encadear os nós mídia de um documento hipermídia no tempo é chamado de sincronismo temporal. E a representação, no tempo, da seqüência de eventos previsíveis deste documento é denominada de cadeia temporal. Este trabalho discute uma estratégia de representação da cadeia temporal de documentos NCL e apresenta um editor gráfico para exibição da visão temporal de aplicações NCL. A interatividade nas aplicações multimídia torna o processo de representação da visão temporal uma tarefa não trivial, visto que existem eventos que dependem da interação do usuário com a aplicação, o que pode levar a diferentes representações na cadeia temporal. Esta questão é tratada neste trabalho. Neste trabalho, a implementação da ferramenta focou-se no modelo de dados baseado no HTG (Hypermedia Temporal Graph), que armazena as informações necessárias de um documento NCL para construir sua visão temporal, e na geração da cadeia temporal a partir destes dados. A ferramenta faz parte de um editor gráfico para autoria de documentos NCL com suporte a templates de composição, chamado NEXT (NCL Editor Supporting XTemplate ), que facilita a construção de aplicações multimídia interativa para o sistema brasileiro de TV digital.

Palavras-chave: Aplicações hipermídia. TV digital. Documentos NCL. Visão Temporal. Sincronismo Temporal.

Autor: Thiago Soares Seidel

Orientadora: Helena Cristina da Gama Leitão

Resumo
Este projeto propõe um método para detecção de pichação em tempo real. Além de pichações o método também detecta alterações no ambiente que não sejam autorizadas. O método proposto detecta esses tipos de vandalismos através de uma sequência de eventos que levam ao reconhecimento dos atos em questão, usando uma única câmera. O vandalismo é detectado quando entra um objeto em cena e há alteração numa área predefinida. Como a questão envolve processamento de imagens, será utilizada a biblioteca openCV, que fornece algoritmos implementados para essa área.

Palavras-chave: Identificação de pichações, vandalismo, processamento de imagens.

Autores: Deborah Serpa Jaegge Deccache & Lucas De Castro Alves

Orientadora: Profª. Dra. Rosângela Lopes Lima

Resumo
Esta monografia trata da importância do ferramental computacional como auxílio ao desenvolvimento e inclusão social de pessoas com necessidades especiais. Tendo em vista o constante aumento do uso de computadores pessoais e da Internet e, relativamente, uma reduzida quantidade de programas ou sistemas voltados para usuários especiais, cada vez mais se fazem necessários estudos que possibilitem o desenvolvimento e a aplicação de softwares que permitam maior acessibilidade e auxiliem o processo de aprendizagem de pessoas com necessidades especiais. Visando acrescentar conhecimentos sobre esse tema que atualmente é de grande importância para a sociedade, este estudo se estrutura em três etapas principais. A primeira consiste de uma introdução ao contexto das necessidades especiais a fim de apresentar um campo de trabalho profícuo no que tange às possibilidades de desenvolvimento e aplicação do ferramental computacional. A segunda trata da acessibilidade pela internet através do desenvolvimento de um site voltado para usuários com necessidades especiais cujo objetivo é o de mostrar o quanto é importante, em termos de inclusão de pessoas, atender às regras básicas de usabilidade. Na terceira etapa apresenta-se um estudo de caso realizado em uma escola estadual do Rio de Janeiro, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento cognitivo de crianças a partir de intervenções com softwares.

Palavras-chaves: necessidade especial – inclusão digital – softwares – políticas
públicas – escolas

Autor: Yan Ramos da Silva

Orientador: Prof. Dr. Marcos de Oliveira Lage Ferreira

Resumo
A simulação de tecidos não é uma tarefa trivial, pois as características físicas particulares a este tipo de soft body tornam complexa a sua modelagem. Para realizá-la, foram propostas diversas técnicas baseadas em características geométricas ou físicas dos tecidos. Dentre estas abordagens, o modelo massa-mola-amortecedor destaca-se por permitir uma modelagem sucientemente realista sem exigir cálculos físicos e geométricos de grande complexidade. Esta técnica tem como principal desvantagem a utilização de grande quantidade de memória principal para a representação de malhas com grande número de vértices, necessárias para simulações que exigem alto grau de realismo. A estrutura de dados topológica chamada CHE (Compact Half-Edge) tem como principal característica a escalonabilidade, isto é, é capaz de balancear o uso de memória e processamento para otimizar a representação do modelo 3D e o acesso às suas informações topológicas. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um simulador de tecidos baseado no modelo massa-mola e na CHE.

Palavras-chave: computação gráfica, tecidos, simulação realista, estruturas de dado topológicas.

Autor: Vitor Bianchini Rocha

Orientadora: Profa Dra Rosângela Lopes Lima

Resumo
No presente trabalho é apresentado o desenvolvimento de uma aplicação  móvel para o sistema  operacional  Android  que tem como objetivo disponibilizar  informações úteis sobre o armazenamento e o descarte do  resíduo eletrônico bem como os pontos de coleta cadastrados na aplicação.

Palavras chave: tecnologia  mobile,  smartphones, sistemas operacionais,
aplicativos, Android, JAVA, resíduo eletrônico, e-lixo.

Autores: Jonas da Costa Sampaio & Raphael dos Santos Evangelista

Orientador: Prof. Dr. Leandro A. F. Fernandes

Resumo
Este projeto tem por objetivo principal analisar e testar a viabilidade de uma aplicação que busque por informações sobre edificações em centros urbanos, tendo como entrada uma fotografia do local desejado e informações de latitude e longitude do usuário no momento da captura da imagem, considerando a imprecisão  intrínseca aos  sistemas de  posicionamento global existentes. Neste trabalho, é sugerido um processo que atenda essa necessidade e, em paralelo, é apresentado o desenvolvimento de um protótipo, a partir do qual foram realizados testes e analisada a possibilidade de uma aplicação entrar em produção com esse objetivo. O processo proposto se inicia com as informações coletadas a partir do usuário final que contemplam uma imagem da edificação de interesse e coordenadas geográficas que, apesar de imprecisas, servem de ponto inicial da busca. No passo seguinte, é feita uma busca em mapas virtuais dotados de imagens panorâmicas de ruas de centros urbanos, e disponibilizados gratuitamente na Internet. Em especial, o Google Street View. O caminho de busca é guiado pela aplicação de Affine Scale-Invariant Features Transform (ASIFT) para a comparação entre a fotografia inicial e as imagens panorâmicas. Por meio da comparação, a ferramenta proposta é capaz de afirmar os panoramas mais próximos e que visualizam a edificação desejada. Ao final, a ferramenta identifica dois panoramas nos quais pode ser vista a edificação alvo e realiza uma triangulação para estimar com maior precisão as coordenadas geográficas do estabelecimento. Como principal proposta de continuidade do projeto, é sugerido o uso das coordenadas estimadas para identificar, de maneira inequívoca, um estabelecimento numa base de dados como, por exemplo,  o serviço  Google Places, e extrair da mesma informações
elevantes sobre a edificação.

Palavras-chave: Google Street View,  recuperação de informação, busca em largura,
identificação visual de edificações, dispositivos móveis.

Autor: Estevan Barbará Teixeira

Orientadora: Luciana Ferraz Thomé

Resumo
A proposta deste trabalho é um estudo de caso da aplicação de metodologias atuais de controle de qualidade e padronização de dados geográficos a dados legados, objetivando sua distribuição pública.  Através do uso de análises definidas nas normas ISO 19113 e 19114, e da tentativa de padronização dos dados segundo as especificações da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais, é demonstrada a dificuldade de serecuperar semânticas sobre dados legados cuja fonte foi perdida.

Palavras-chaves: Qualidade, Dados geográficos e Dados legados.


Engenharia de Servisos: Estudo de Caso e Porposta de um Documento para Especificação de Requisitos

Autores: Bárbara M. Bivar Afonso & Pablo A. de Araújo

Orientadora: Teresa Cristina de Aguiar

Autor: Uenes Lucio Vilaça Ferreira

Orientador: Prof. Phd. Eugene Francis Vinod Rebello

Resumo
As aplicações online vêm ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos. Como por exemplo, Facebook, Twiter, serviços da Google como Gmail, buscas personalizadas, Google Docs, dentre outros. Como consequência, nossas informações tanto quanto nosso comportamento estão espalhadas pela grande rede. Por isto cada vez mais privacidade torna-se essencial neste cenário. São bibliotecas, histórico de pesquisa com interesses, fotos pessoais e profissionais, dentre outros serviços.  À medida que o tempo passa temos percebido na segurança das informações que os atacantes sempre estão um passo a frente da defesa. Sites do governo têm sido invadidos, manifestações em sites de políticos, caixa de entrada dos e-mails violadas e vírus a frente do antivírus. A informação tornou-se tão valiosa que mesmo que grandes empresas e sites governamentais invistam em segurança, o estímulo dos crackers pela invasão torna-se suficiente para alcançá-la. Quem dirá em sistemas e estruturas que subestimem a segurança da informação. Tendo esta perspectiva precisamos prezar pela segurança e dá-la um papel de maior destaque. Este trabalho tem por propósito implantar uma infraestrutura de federação de identidade na UFF de acordo com as exigências da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Isto proporcionará uma relação de ganho para todos os envolvidos, empresas provedoras de serviço, usuários e UFF. Com a implantação certamente a UFF terá um potencial maior para oferecer em segurança da informação, contribuição da privacidade dos usuário, oferecimento de maior conforto para seus usuários e maior integração com serviços externos a instituição.

Autores: Marcos Felipe Almeida de Souza Leal & Felipe Cunha de Albuquerque

Orientado pela Profª. Helena Cristina da Gama Leitão

Resumo
Câmeras de vídeo são um recurso amplamente disponível, visto que  estão em praticamente todos os celulares. Escolhemos fazer uma ferramenta que utiliza este recurso em prol da modelagem 3D. Durante o estudo descobrimos que esta modelagem tem um alto custo computacional e focamos neste trabalho em torná-la mais acessível. Construímos em etapas os processos necessários para  atingir nosso objetivo, modelagem de um objeto utilizando uma  câmera , contudo, os passos finais não foram alcançados devido a complexidade do processo de modelagem. Este trabalho monográfico foi idealizado a fim de potencializar o processo de modelagem, reduzindo o tempo e a quantidade de equipamento utilizado neste processo. O resultado esperado é a criação de uma ferramenta de baixo custo que possa ser utilizada com facilidade pelos profissionais da área gerando um produto de qualidade. Neste trabalho também são descritas todas as etapas do projeto, desde pesquisas de métodos e tecnologias, passando pelo seu desenvolvimento e por fim a disponibilização dos resultados obtidos.

Palavras-chaves: modelagem, "câmera de vídeo".


A Plataforma Scratch no Contexto da Educação Inclusiva

Autora: Joyce Guedes Sobral

Orientadora: Rosângela Lopes Lima

Resumo
A tecnologia traz para o âmbito educacional uma nova forma de inclusão, através do uso de computadores pessoais, além de tornar-se uma ferramenta educacional importante. Através de seu uso pode-se implementar várias metodologias educacionais diferentes. Neste trabalho a metodologia usada foi baseada na teoria da Experiência da Desenvolvimento Mediada, ou EAM. Assim, utilizando a tecnologia em prol do desenvolvimento educacional e pessoal, este trabalho tem como objetivo auxiliar no estabelecimento de indicadores para o desenvolvimento de habilidades motoras, visuais e de raciocínio lógico em crianças com necessidades educacionais especiais, através da cultura lúdica. A ferramenta utilizada para este estudo foi o Software Scratch, por apresentar uma interface atrativa e de fácil manuseio. Sua interface permite que o público alvo deste estudo interaja de forma constante com a plataforma, permitindo assim o desenvolvimento das habilidades citadas. Os resultados obtidos através utilização da plataforma como instrumento educacional foram surpreendentes. Nos casos aplicados, o resultado mostrou que a plataforma capturou a atenção dos alunos e tornou a aplicação mais prazerosa. A plataforma contribuiu para o desenvolvimento lógico, motor e cognitivo dos alunos que participaram do estudo.

Palavras-chave: Tecnologia, Metodologia educacional, EAM, Scratch, Cultura lúdica

Autores: Gabriel Da Silva Menezes & João Luis Taveira Rodrigues

Orientadora: Profa Dra Rosângela Lopes Lima

Resumo
Neste projeto são apresentados a pesquisa e desenvolvimento de um programa com a finalidade de auxiliar, automatizar e fornecer ferramentas de gerenciamento a um viveiro de mudas da cidade de Niterói. Para se chegar a estes fins, apresentam-se conceitos pertinentes à tecnologia utilizada, ao modelos escolhidos e ao próprio negócio ligado ao software.  Pelo fato do programa desenvolvido se encaixar perfeitamente no conceito de tecnologia social, este também foi desenvolvido em detalhes.

Palavras chave: tecnologia social, Java, MySql, viveiro de mudas, gerenciamento,  modelo MVC e sustentabilidade.

Autores: Rafael Laranjeira Toscano & Eduardo de Oliveira Camara

Orientador: Profº. Eugene Francis Vinod Rebello, Ph.D.

Resumo
A segurança da informação está se tornando cada vez mais importante à medida que a tecnologia evolui. O que antes era utilizado por apenas algumas instituições específicas ou profissionais especializados no assunto, passou a fazer parte do cotidiano da maioria das pessoas. O advento da internet e de novas ferramentas para troca e armazenamento de informações vem, ao longo dos anos, facilitando a vida dos indivíduos: hoje se pode verificar o saldo bancário utilizando a internet, fazer compras a partir de um dispositivo móvel, marcar consultas ao médico, realizar videoconferências em tempo real e muito mais. Toda essa facilidade levanta também algumas questões acerca da segurança das informações que circulam na internet. Como protegê-las? Como proteger seus dados de usuários mal intencionados? Como combater e responder aos diversos incidentes de segurança? Tal situação pode ser melhor ilustrada levando-se em consideração que 74% das perdas financeiras deve-se a quatro categorias de crimes: ataques por vírus, acesso não autorizado, roubo de dispositivos eletrônicos (como notebooks, laptops, etc.) e de informações pessoais. O medo relacionado a fraude supera o medo de terrorismo, doenças e de segurança pessoal. Em virtude disso, os gastos com segurança aumentam consideravelmente ano após ano. É estimado que os Estados Unidos gastem quinhentos milhões de dólares por ano devido aos danos causados pelas fraudes de cartão de crédito. Assim, saber como prevenir, responder e lidar com tais incidentes se torna primordial. Este é o objetivo de um CSIRT, do inglês, Time de Resposta a Incidentes de Segurança da Computação. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de criação de um CSIRT, analisando a utilidade, características e dificuldades inerentes ao processo, além da análise de um caso prático voltado à Universidade Federal Fluminense (UFF).

Autores: Diego Souza Paulino da Silva & Thiago de Oliveira Henriques

Orientador: José Raphael Bokehi

Resumo
Um dos primeiros conceitos que uma pessoa aprende desde pequena é o de testar um produto antes de utilizá-lo na sua versão final. Avisos como "tome cuidado com a temperatura da água para você não se queimar" ou "experimente e veja se está do seu gosto" ensinam a importância de testes. Em produtos de  software  não poderia ser diferente. Os testes desempenham uma importante função durante o tempo de vida de um projeto, e seu gerenciamento se mostra extremamente importante, para que o controle dos defeitos e correções de um projeto não se perca durante o seu desenvolvimento. Nesse projeto foram abordadas duas ferramentas úteis de gerenciamento de testes: O Rational Quality Manager e o Mantis. Para cada um delas é descritos seu funcionamento, sendo enfatizadas su as diferenças. Adicionalmente, buscou-se identificar a visão de profissionais do mercado sobre elas.

Palavras-chave: Testes, Software, Gerenciamento, RQM, Mantis.

PESQUISA PELO SITE

MENU

Início Instituto Laboratórios Departamento
Pesquisa Pós-Graduação Graduação Fale Conosco

CONTATO

IC-Mapa

Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº
São Domingos - Niterói - RJ
CEP: 24210-346

IC-UFF-Telefone-icone Fale Conosco

 Como Chegar

CONECTE-SE

IC-Conecte-se-Facebook IC-Conecte-se-Twitter

LINKS

Faperj Lattes Finep SBC PROGRAD
CAPES CNPQ SIAPENET IDUFF NDC

 

Desenvolvido por pela equipe de Suporte Técnico do Instituto de Computação - suporte.ic.uff.br - Web Designer: Emanuel Machado