Video-Wall: Instituto de Computação ganha painel que permite visualização de imagens em alta resolução

display-wall-ic-uff
A Escola de Engenharia e o Instituto de Computação, através dos laboratórios MídiaCom e MediaLab, foram contemplados na chamada do projeto de Visualização Remota da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para instalar um "video-wall" para atividades de colaboração. O sistema é controlado pela plataforma SAGE (Scalable Adaptive Graphics Environment) e recebe o nome de OptIPortal.

O  OptIPortal é uma ferramenta de visualização que pode ser usada para atividades de ensino, pesquisa e comunicação entre duas ou mais instituições geograficamente distribuídas. Consiste em um painel de monitores (a.k.a. video-wall) e um servidor conectados a uma rede de alta capacidade e controlados por um middleware específico (SAGE) que permite a execução de múltiplas aplicações. O OptIPortal pode ser acoplado a um equipamento de videoconferência para facilitar a comunicação entre seus usuários.

O SAGE foi desenvolvido pela Universidade de Illinois em Chicago. O "kit básico" oferecido pela RNP consiste em um pequeno video-wall com 4 monitores de 47" full HD, que permitem a visualização de imagens em resolução próxima à 4K.  Com o sistema é possível a visualização de dados complexos, simulações, séries temporais, mapas e vídeos em alta resolução, oriundos de fonte remota ou local.  Possibilita reuniões por videoconferência ao mesmo tempo em que múltiplos dados, mapas, simulações  e/ou apresentações são visualizados. Usuários podem exibir ainda remotamente a tela de seus laptops no video-wall.

O OptIPortal já está instalado no Laboratório MídiaCom, que possui um equipamento de videoconferência em alta definição.