Projeto mundial em biodiversidade conta com coordenação científica do Instituto de Computação da UFF

Até 2013 o Instituto de Computação da UFF participa como coordenador científico no Brasil do projeto mundial em biodiversidade EUBrazilOpenBio. Financiado pela Comissão Europeia, através do Programa de Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento FP7-ICT-2011-EU-Brasil, o EUBrazilOpenBio consiste na implantação de um ambiente virtual de pesquisa com acesso aberto sobre biodiversidade. O projeto conta também com a colaboração do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O objetivo é integrar diferentes fontes de dados da Europa e do Brasil, congregando temas que vão desde climatologia às ciências da terra, e proporcionar acesso amplo dessas informações aos cientistas. A plataforma que deverá ser empregada na integração dos dados é a D4Science, a qual permitirá unir as informações geradas em ambos os continentes em um portal científico único para acesso a dados e serviços de gerenciamento de forma maciça. Esse deverá ser o ponto de partida para a construção de uma grande rede de acesso livre para consulta na área da biodiversidade.

A amplitude da infraestrutura de dados e o acesso aberto tornarão viável a criação de novos aplicativos em ambiente de pesquisa virtual e interdisciplinar a baixos custos. O EUBrazilOpenBio também apoia o Movimento de Acesso Livre que visa prover um ambiente virtual de pesquisa para que pesquisadores financiados pela comunidade europeia possam publicar seus trabalhos com acesso aberto.