Workshop de GPU Computing

workshop gpu3
O Instituto de Computação, juntamente com a NVIDIA, realizaram no dia 18 de maio o Workshop de GPU Computing. Participaram do evento quase 300 pessoas, com representação de empresas e diversas universidades do Brasil. Durante o evento, a NVIDIA apresentou o roadmap para as próximas gerações de GPUs, bem como as diversas aplicações para as quais estas tecnologias estão sendo usadas.

O professor Esteban Clua, ministrou um mini-curso de programação em CUDA, juntamente com o professor Ricardo Farias, da UFRJ. Além disso, a Petrobrás apresentou como as GPUs são usadas na divisão de geologia e a TV Globo falou sobre o uso das mesmas para as produções de efeitos especiais das novelas. Marcelo Zamith, ex-aluno de doutorado do IC e atual professor da UFRRJ, apresentou métodos de otimização para programas em placas gráficas e o José Ricardo Junior, doutorando da UFF, deu uma palestra sobre o uso de bilbiotecas em CUDA para cálculos numéricos.