Homenagem ao Professor Ilaim

ilaim-300x209"No dia 29 de abril, nosso querido Prof. Ilaim Costa Júnior faleceu, em Juiz de Fora. Diante desta triste notícia, nossa comunidade se une em pedidos por sua nobre alma na certeza de que sempre será lembrado com muito carinho por todos nós, professores, colegas e alunos. Nestes últimos dias, já sem a presença sorridente e tranquila do nosso colega em sala de aula e em nossos corredores e salas de convivência, lembramos (já saudosos) dos sentimentos e atitudes mais marcantes do Prof. Ilaim: simplicidade, alegria, honestidade e muita dedicação à profissão. E compartilhamos o que hoje é o nosso maior desejo: que o nosso amigo descanse em paz e que a sua família encontre conforto.
Temos a certeza de que ele vai deixar não apenas saudades, mas ensinamentos a todos que com quem conviveu.
Natural de Niterói, Ilaim graduou-sem em Matemática (1994) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e concluiu seu mestrado (1997) em Ciência da Computação e Doutorado (2004) em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Foi Professor do Departamento de Ciência da Computação da UFJF por 4 anos (2007-2011). Lá atuou como professor na graduação e no MBI em Inteligência de Negócios. Foi coordenador do Curso de Ciência da Computação, participou da evolução dos cursos de especialização desta universidade (saiba mais...) e foi docente do NGIME (Núcleo de pesquisa da UFJF voltado para o estudo e a difusão da educação inclusiva para pessoas com deficiência).
Tomou posse como Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Computação da UFF em janeiro de 2011. Neste mesmo ano co-organizou o II Encontro Nacional de Informática e Educação (ENINED), na cidade de Cascavel. Passou pelos cargos de Professor Ajunto II, III e IV e desde setembro de 2015 era Professor Associado deste departamento. Nestes 5 (cinco) anos foi docente nos cursos de graduação em Ciência da Computação (CC) e Sistemas de Informação (SI) em diversas disciplinas (Administração de Sistemas de Informação, Programação de Computadores, Inteligência Artificial, Empreendedorismo e Desenvolvimento Web).
Sua dedicação aos cursos noturnos do curso de SI foi marcante para a formação de centenas de alunos. Era comum ver o Professor Ilaim ser um dos últimos professores a sair do IC, no final da noite, após ministrar aulas para turmas muitas vezes lotadas de alunos.
Além de sua atuação docente, o Professor Ilaim foi coordenador da Monitoria por quase 2 anos (de agosto de 2013 à maio de 2015) e atualmente se dedicava ao desenvolvimento de um novo Projeto de Extensão "Inclusão digital da melhor idade através do uso de dispositivos móveis".
Informe IC
(Professores Daniel, Bruno e Luciana Salgado)