Inscrições Abertas para a Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal Fluminense

Logo Pós-graduação
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal Fluminense (PGC-UFF) informa que se encontram abertas, até o dia 08 de junho de 2018, as inscrições para seleção a ingresso nos seus cursos de Mestrado e Doutorado, com início no segundo período letivo do ano 2018.

O Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF foi recentemente promovido a nível 6, na avaliação quadrienal da CAPES em 2017, situando-se entre os 10 melhores programas de pós graduação em computação do Brasil. Recentemente, o Instituto de Computação da UFF ampliou sua infraestrutura, e dispõe, desde 2016, de um prédio com área de 5 mil metros quadrados dedicados exclusivamente a laboratórios de pesquisa. Laboratórios temáticos nas áreas de Algoritmos e Otimização, Computação Científica e Sistemas de Potência, Computação Visual, Engenharia de Sistemas e Informação e de Sistemas de Computação estão em pleno funcionamento.

O Programa já formou 130 doutores e 480 mestres. Possui um corpo docente bastante produtivo, com 40 doutores em regime de dedicação exclusiva (22 bolsistas de produtividade do CNPq e 10 bolsistas do programa FAPERJ  Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado), com diversas cooperações internacionais.
Suas áreas e linhas de pesquisa são:

* Algoritmos e Otimização: Biologia Computacional, Metaheurísticas, Otimização Combinatória, Teoria e Algoritmos em Grafos;
* Computação Científica e Sistemas de Potência: Análise Computacional de Sistemas de Potência, Métodos Computacionais para Equações Diferenciais, Modelagem e Simulação Computacional em Ciências, e Otimização em Sistemas de Potência;
* Computação Visual: Computação Gráfica, Geometria Computacional, Interface Humano-Computador, Jogos e Entretenimento Digital, Processamento de Imagens, e Visão Computacional;
* Engenharia de Sistemas e Informação: Bancos de Dados, Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Linguagens de Programação, e Métodos Formais;
* Sistemas de Computação: Algoritmos e Sistemas Distribuídos, Computação Ubíqua, Processamento de Alto Desempenho, Redes de Computadores, Segurança de Sistemas, e Sistemas Multimídia.

Niterói é uma cidade de porte médio, com aproximadamente 480 mil habitantes, que possui um dos melhores índices de qualidade de vida do país. O PGC-UFF localiza-se no aprazível Campus da Praia Vermelha, a poucos minutos do centro da cidade. Suas instalações são confortáveis, ocupando dois prédios recém-inaugurados, às margens da Baía de Guanabara, e os seus laboratórios oferecem condições para o desenvolvimento de pesquisas de alto nível.

Maiores informações podem ser obtidas através de nossa página web (http://posgrad.ic.uff.br/), ou no seguinte endereço:

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Computação
Universidade Federal Fluminense