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Migração de E-mail

O serviço de e-mails foi migrado para infraestrutura do google. Esta página deverá auxiliar nas dúvidas quanto ao processo de migração dos e-mails.

Mais informações acerca do serviço no Google: https://support.google.com/a/answer/139019?hl=en 

Dia da migração

A data da ativação do novo serviço será informada por e-mail e nesta página. Até o anúncio desta data o envio e recebimento de e-mails é mantido no servidor antigo.

DIA DA ATIVAÇÃO NO GOOGLE:
0:00 28 / Jan / 2017

Após a ativação do serviço o recebimento de e-mails funcionará APENAS no ambiente do google!

Contas de Alunos:

Alunos com contas existentes no domínio ic.uff.br devem informar ao suporte o endereço alternativo para que os e-mails a eles destinados sejam encaminhados. A partir da migração o contato com os novos alunos será por e-mail do id.uff do discente.

 

Servidores professores, técnicos e terceirizados:

Servidores do Instituto de Computação terão a mesma conta @ic.uff.br na nova estrutura e receberão um e-mail com uma senha temporária para acesso e configuração do serviço.

 

Links de acesso:

Email correio.ic.uff.br
Agenda agenda.ic.uff.br
Drive drive.ic.uff.br
Grupos de Email (listas) grupos.ic.uff.br

 

Contas de serviços.

Algumas contas existentes estão associadas a serviços ou sites, o mesmo e-mail de recuperação de senha será enviadaa estas contas. É responsabilidade do proprietário da conta a configuração das opções (encaminhamentos, senhas entre outros) destas contas.

 

Grupos de Emails

Os redirecionamentos (aliases) de grupos no antigo servidor foram modificados para "Grupos de Discussão" no novo ambiente.

Os grupos que cada um é membro podem ser consultados em grupos.ic.uff.br. Nesta mesma página os moderadores poderão modificar as preferências e configurações dos seus grupos.

O proprietário do grupo poderá inserir, remover membros e alterar padrões de entrega (somentes, membros do grupo, público entre outras opções).

Os grupos institucionais, por exemplo, "funcionarios", "profs", entre outros foram criados e terão como proprietários as contas administrativas a eles associados. Por exemplo, "chefia-dcc" é proprietário do grupo "profs". Foram criadas novas "Contas Institucionais" visando um padrão de configuração. Tais contas seguem o Organograma do Instituto.

 

Grupo Moderador
Colegiado direcao@ic.uff.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Posgrad discentepg@ic.uff.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
profs-sub chefia-dcc@ic.uff.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
profs chefia-dcc@ic.uff.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
profspg coordpg@ic.uff.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
sec_tsc coordtsc@ic.uff.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
secretaria.bcc coordbcc@ic.uff.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
secretaria.bsi coordbsi@ic.uff.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
secretaria.dcc coorddcc@ic.uff.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
secretaria.pos coordpg@ic.uff.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
secretaria direcao@ic.uff.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Contas dcc.ic.uff.br

As contas no domínio dcc.ic.uff.br não sofrem nenhuma alteração. O domínio dcc.ic.uff.br permanece funcionando no mesmo ambiente e não será modificado.

Aqueles que utilizam a conta dcc.ic.uff.br e desejam alterar para a conta correspondente ic.uff.br devem solicitar tal migração ao suporte.

 

Primeiro acesso:

Após receber um email com a senha temporária, copie e cole a URL contida nele ou acesse : http://mail.google.com/a/ic.uff.br. O login deverá ser o email completo, exemplo " benito@ic.uff.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. " e a senha temporária informada no e-mail em questão.

Exemplo email senha temporaria

IMPORTANTE: AO EFETUAR LOGIN, SELEIONE A OPÇÃO "CONTA INSTITUCIONAL"

 

Caso não tenha recebido ou apagado acidentalmente o e-mail de redefinição de senha, solicite reenvio ao suporte.

 

Tela Login

 

Haverá uma mensagem indicando termos de contrato e uma opção para aceitar os termos. Em seguida a tela para redefinição de senha:

 

Alterar senha

 

Opcionalmente você pode configurar o método de recuperação de senha. Após esse processo é esperado a tela de boas vindas.

 

boas vindas

Escolhendo a opção "Gmail" você será direcionado para nova caixa de mensagens no domínio ic.uff.br. Segue exemplo da caixa de mensagens no primeiro acesso:

 

primeiro acesso

 

Email Antigos

Foram migrados os e-mails a partir de 1o. de janeiro de 2016. E-mails anteriores a esta data, que residiam no servidor, poderão ser consultados no webmail.

Os e-mails antigos permanecerão acessíveis em https://webmail.ic.uff.br. Não serão apagados. O servidor atual permanecerá ativo servindo às contas do domínio dcc.ic.uff.br e tambpem como "E-mails Arquivados" do domínio ic.uff.br.

Caso o proprietário da conta deseje migrar dados anteriores à 1o. de Janeiro de 2016, deve solicitá-lo ao suporte. O tempo de migração depende da quantidade de mensagens na conta e pode levar cerca de 24 horas para que este processo seja concluído.

A migração de dados anteriores só será iniciada após a ativação do novo serviço de e-mail.

 

Configurações iniciais (opcional)

Os ajustes da caixa de mensagens podem ser realizados em "Configuraçoes"

Acessando Configuracoes

  • Assinatura
A tela inicial disponibiliza acesso direto às configurações de assinatura, também acessíveis em Configurações -> Geral
<ima-adicionando-assinatura>
  • Encaminhamento
Encaminhamento é o redirecionamento de mensagens para outros endereços de e-mails.

O ENCAMINHAMENTO DE MENSAGENS DEVE SER CONFIGURADO PELO DONO DA CONTA.

O SUPORTE NÃO CONFIGURA REDIRECIONAMENTOS DEVIDO ÀS PREFERÊNCIAS INDIVIDUAIS

 
É possível direcionar as mensagens para outro email de sua preferência usando encaminhamento. Basta ir em Configurações, acesse "Encaminhamento e POP/IMAP" e clique em "Adicionar um endereço de encaminhamento"
Concluído o processo, um código será enviado para endereço de destino, confirmando o código, as mensagens direcionadas para domínio ic.uff.br serão enviadas para o endereço de destino configurado.
  • Filtros de Mensagens
Filtros de mensagens do webmail não serão importados. O proprietário da conta deverá configurar os filtros de mensagens de acordo com suas preferências.

 

Clientes de Email e dispositivos móveis (opcional)

Configuração de IMAP no Outlook e Thunderbird (clique aqui)

O Google pode bloquear tentativas de login de alguns aplicativos ou dispositivos que não utilizam padrões de segurança modernos.

O nome de usuário e a senha não estão funcionando? Alguns aplicativos exigem que você também ative o acesso para aplicativos menos seguros antes de configurar as conexões de Acesso IMAP/POP.

  1. Acesse a seção "Aplicativos menos seguros" em "Minha conta".
  2. Ao lado de "Acesso a aplicativos menos seguros", selecione AtivarObservação para usuários do Google Apps: essa configuração fica oculta caso o administrador tenha bloqueado o acesso à conta para aplicativos menos seguros.
 

Backup do Gmail

O gmail disponibiliza ao proprietário da conta o download dos emails residentes. Acesse: https://takeout.google.com/


SUSPENSO - Acesso ao Microsoft DreamSpark
O acesso ao Microsoft DreamSpark está suspenso por tempo indeterminado.

Ajude a proteger suas informações pessoais com senhas fortes

Suas senhas são a chave de acesso a informações pessoais armazenadas em seu computador e em suas contas online.

Se criminosos ou outros usuários mal-intencionados roubarem essas informações, eles poderão usar seu nome para abrir novas contas de cartão de crédito, solicitar crédito imobiliário ou se passar por você em transações online. Em muitos casos, você nem perceberia os ataques até ser tarde demais.

 Ajude a proteger suas informações pessoais com senhas fortes

O que torna uma senha forte

Para um invasor, uma senha forte deve parecer uma seqüência aleatória de caracteres. Os seguintes critérios podem ajudar sua senha a se tornar forte:

Use uma senha longa. Cada caractere adicionado à senha aumenta bastante sua proteção. Suas senhas devem ter 8 ou mais caracteres; o ideal é que tenham no mínimo 14 caracteres.

Muitos sistemas também aceitam o uso da barra de espaço em senhas, para que você possa criar uma frase composta de várias palavras (uma "frase secreta"). Uma frase secreta costuma ser mais fácil de lembrar do que uma simples senha, além de ser mais longa e difícil de adivinhar.

Combine letras, números e símbolos. Quanto maior a variedade de caracteres da senha, mais difícil será adivinhá-la. Outros aspectos específicos incluem:

Quanto menos tipos de caracteres houver na senha, mais longa ela deverá ser. Uma senha de 15 caracteres composta somente de letras e números aleatórios é cerca de 33.000 vezes mais forte do que uma senha de 8 caracteres composta de elementos de todo o teclado. Se você não puder criar uma senha que contenha símbolos, deverá torná-la consideravelmente mais longa para obter o mesmo grau de proteção. Uma senha ideal combina tamanho e tipos diferentes de símbolos.

Use todo o teclado, e não apenas os caracteres mais comuns. Os símbolos digitados com a tecla "Shift" pressionada enquanto o número é digitado são muito comuns em senhas. Sua senha será muito mais forte se você escolher entre todos os símbolos do teclado, incluindo sinais de pontuação que não estejam na linha superior do teclado e quaisquer símbolos exclusivos de seu idioma.

Use palavras e frases que você possa lembrar com facilidade, mas que outras pessoas tenham dificuldade de adivinhar. A forma mais fácil de lembrar suas senhas e frases secretas e anotá-las. Ao contrário do que se supõe, não há nada errado em anotar as senhas, mas elas devem ser protegidas adequadamente para continuarem eficazes e seguras.

Em geral, as senhas anotadas em papel são mais difíceis de serem comprometidas na Internet do que em um gerenciador de senhas, site ou outra ferramenta de armazenamento baseada em software.

Crie uma senha forte e fácil de lembrar em 6 passos

Siga estes passos para criar uma senha forte:

1.

Pense em uma frase que você possa lembrar facilmente. Ela será a base de sua senha forte ou frase secreta. Use uma frase fácil de memorizar, como "Meu filho Carlos tem três anos."

2.

Verifique se o computador ou sistema online aceita a frase secreta diretamente. Se você puder usar a frase secreta (com espaços entre os caracteres) em seu computador ou sistema online, faça isso.

3.

Se o computador ou sistema online não aceitar frases secretas, converta-a em uma senha. Pegue a primeira letra de cada palavra da frase e crie uma nova palavra sem sentido. Usando o exemplo acima, você teria: "mfctta".

4.

Aumente a complexidade misturando letras maiúsculas e minúsculas e números. Também é útil trocar algumas letras ou usar erros de digitação. Por exemplo, na frase secreta acima, você digitar o nome Carlos incorretamente ou substituir a palavra "três" pelo número 3. Existem várias substituições possíveis e, quanto maior a frase, mais complexa será a senha. Sua frase secreta pode se tornar "Meu FilhO CarLos tem 3 aNos." Se o computador ou sistema online não aceitar frases secretas, use a mesma técnica em uma senha mais curta. Assim, você pode ter uma senha como "MfCt3a".

5.

Finalmente, use alguns caracteres especiais. Você pode usar símbolos que pareçam letras, combinar palavras (remova espaços) e outras formas de tornar a senha mais complexa. Usando esses truques, nós criamos a frase secreta "MeuFilhO KrlOs t&m 3 @no$" ou uma senha (usando a primeira letra de cada palavra) "MFKt3@".

6.

Teste sua nova senha em um Verificador de senha. Verificador de senha é um recurso sem gravação deste site que ajuda a determinar a segurança de sua senha enquanto você digita.

Estratégias de senha a evitar

Alguns métodos comuns usados para criar senhas são fáceis de adivinhar por criminosos. Para evitar senhas fracas e fáceis de adivinhar:

Evite seqüências ou caracteres repetidos. "12345678," "222222," "abcdefg" ou letras adjacentes no teclado não ajudam a proteger senhas.

Evite usar somente substitutos semelhantes de números ou símbolos. Criminosos e outros usuários mal-intencionados que conheçam o suficiente para tentar violar sua senha não serão enganados por substituições semelhantes comuns, como '1' no lugar de 'i' ou '@' no lugar de 'a', como em "M1cr0$0ft" ou "Senh@". Entretanto, essas substituições podem ser eficazes quando combinadas com outras medidas, como o tamanho, digitação incorreta ou variações de maiúsculas e minúsculas, para aumentar a força da senha.

Evite usar seu nome de login. Qualquer parte de seu nome, aniversário, número de previdência ou informações semelhantes sobre familiares são más escolhas de senha. Essas são as primeiras informações testadas pelos criminosos.

Evite palavras dicionarizadas em qualquer idioma. Os criminosos usam ferramentas sofisticadas que podem adivinhar senhas rapidamente, com base em palavras de vários dicionários, incluindo palavras escritas de trás para frente, erros de digitação comuns e substituições. Eles incluem todo o tipo de obscenidades e qualquer palavra que você não diria perto de crianças.

Use mais de uma senha em todos os locais. Se um dos computadores ou sistemas online que utilizam a senha forem comprometidos, todas as suas informações protegidas pela senha deverão ser consideradas como comprometidas também. É fundamental usar senhas diferentes para sistemas diferentes.

Evite usar armazenamento online. Se usuários mal-intencionados descobrirem as senhas armazenadas online ou em um computador em rede, eles terão acesso a todas as suas informações.

A opção "senha em branco"

Uma senha em branco (nenhuma senha) em sua conta é mais segura do que uma senha fraca, como "1234". Os criminosos podem adivinhar facilmente uma senha simplista, mas em computadores com Windows XP, uma conta sem senha não pode ser acessada remotamente por meio de uma rede ou da Internet. (Essa opção não está disponível no Microsoft Windows 2000, no Windows Me ou em versões anteriores). Você pode preferir usar uma senha em branco em sua conta do computador se estes critérios forem atendidos:

Você tem apenas um computador ou vários computadores, mas não precisa acessar as informações de um deles a partir do outro

O computador está fisicamente protegido (você confia em todos que têm acesso físico ao computador)

 Nem sempre usar uma senha em branco é uma boa idéia. Por exemplo, um laptop que você carregue provavelmente não é fisicamente seguro, assim ele deve ter uma senha.

Como acessar e alterar suas senhas

Contas online
Os sites da Web possuem várias diretivas que regulam o modo como você pode acessar sua conta e alterar sua senha. Procure por um link (como "minha conta") em algum lugar na página inicial do site que leva para uma área especial que permite o gerenciamento de senha e conta.

Senhas de computador
Os arquivos de Ajuda do sistema operacional de seu computador normalmente fornecerão informações sobre como criar, modificar e acessar contas de usuário protegidas por senha, além de como exigir proteção por senha na inicialização do computador. Você também pode tentar encontrar essas informações online no site do fabricante do software. Por exemplo, se você usa o Microsoft Windows XP, a ajuda online pode mostrar como gerenciar senhasalterar senhas e muito mais.

Mantenha suas senhas secretas

Trate suas senhas e frases secretas com tanto cuidado como as informações que elas protegem.

Não as revele a outras pessoas. Mantenha suas senhas protegidas de amigos e familiares (especialmente crianças) que poderiam divulgá-las a outras pessoas menos confiáveis. As senhas que você precisa compartilhar, como a senha de uma conta conjunta online, são as únicas exceções.

Proteja quaisquer senhas registradas. Tenha cuidado ao armazenar as senhas registradas ou anotadas. Não deixe os registros das senhas em qualquer local onde não deixaria as informações que elas protegem.

Nunca forneça sua senha por email ou ao receber um pedido por email. Qualquer email que peça sua senha ou que peça que você visite um site para verificar a senha provavelmente é uma fraude. Isso inclui solicitações de uma empresa ou indivíduo confiável. O email pode ser interceptado na transmissão, e um email que peça informações pode não vir do remetente alegado. Os esquemas de "phishing" da Internet usam mensagens de email fraudulentas para induzi-lo a revelar seus nomes de usuário e senhas, roubar sua identidade e muito mais. Saiba mais sobre esquemas de phishing e como lidar com a fraude online.

Altere suas senhas regularmente. Isso pode ajudar a manter desinformados os criminosos e outros usuários mal-intencionados. A força de sua senha ajudará a mantê-la útil por mais tempo. Uma senha menor do que 8 caracteres só deve ser considerada útil por cerca de uma semana, enquanto que uma senha de 14 caracteres ou mais (e que siga as outras regras definidas acima) pode ser útil por vários anos.

Não digite senhas em computadores que você não controla. Computadores de Internet cafés, laboratórios de informática, sistemas compartilhados, sistemas de orelhão de Internet, conferências e aeroportos devem ser considerados inseguros para qualquer uso pessoal diferente da navegação anônima na Internet. Não use esses computadores para verificar email online, salas de bate-papo, saldos bancários, emails comerciais ou qualquer outra conta que exija nome de usuário e senha. Os criminosos podem adquirir dispositivos de registro de pressionamento de teclas muito baratos que são instalados em pouco tempo. Esses dispositivos permitem que usuários mal-intencionados coletem todas as informações digitadas em um computador pela Internet — suas senhas e frases secretas valem tanto quanto as informações que elas protegem.

O que fazer se sua senha for roubada

Certifique-se de monitorar todas as informações protegidas pelas senhas, como extratos bancários mensais, relatórios de crédito, contas de comércio online, etc. Senhas fortes e fáceis de lembrar podem ajudar a protegê-lo contra fraude e roubo de identidade, mas não há garantias. Não importa quão forte seja a sua senha, se alguém violar o sistema que a armazena, sua senha será descoberta. Se você observar qualquer atividade suspeita que possa indicar que alguém acessou suas informações, notifique as autoridades o mais rápido possível. Obtenha mais informações sobreo que fazer se achar que sua identidade foi roubada ou que foi enganado de modo semelhante.

Extraído do site Microsoft.com

Última atualização em Sex, 16 de Abril de 2010 12:05

 

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