Computação Científica e Sistemas de Potência

Professores da área de Computação Científica e Sistemas de Potência:

Linhas de pesquisa:

Métodos Computacionais para Equações Diferenciais

Essa linha envolve o desenvolvimento de estratégias eficientes para estabelecer e resolver modelos discretos de equações diferenciais ordinárias ou parciais, com o uso de diferenças, volumes ou elementos finitos. Compreende estudos em álgebra linear computacional e adaptatividade espaço-temporal. A análise formal da eficácia dos métodos é parte integrante do processo de desenvolvimento.

Modelagem e Simulação Computacional em Ciências

Essa linha trata da proposição ou aperfeiçoamento de descrições matemáticas de fenômenos de interesse em vários setores de atividade, tais como monitoramento e análise preventiva de contaminação ambiental, simulação da prospecção e recuperação de petróleo, posicionamento de sensores para prospecção acústica de terrenos, propagação de doenças infecciosas, modelagem de tráfego viário, de balística e de finanças.

Análise Computacional de Sistemas de Potência

Essa linha se destina à aplicação de métodos computacionais para estimação de estado, supervisão em tempo real e análise de confiabilidade, considerando restrições de segurança, adequação, qualidade e continuidade.

Otimização em Sistemas de Potência

Essa linha trata da aplicação de sistema inteligentes e meta-heurísticas para a solução de problemas de otimização e reconhecimento de padrões associados aos diversos problemas de planejamento e operação de sistemas de transmissão e distribuição.