Defesa de Tese de Doutorado do aluno Júlio Cesar Ferreira

05/06/2018, 13h30, Sala de Videoconferência (310), Instituto de Computação

Um Estudo sobre as Transformadas de Gabor Sintonizadas, com Aplicação à Análise de Distúrbios em Sistemas Elétricos de Potência

As abordagens tempo-frequência são ferramentas fundamentais para a representação e a análise de sinais com conteúdo espectral variável no tempo, as mais tradicionais dentre elas sendo a transformada de Gabor, a transformada de Wigner e a  transformada S. As transformadas de Gabor sintonizadas (Signal-Tuned Gabor Transforms - STGT) são uma abordagem recente que incorpora aspectos das três anteriores, e que apresenta a característica de analisar cada sinal por meio de funções de representação do próprio sinal. A STGT foi originalmente introduzida em duas versões - uma no domínio temporal, e outra no domínio espectral - mas extensões e generalizações já foram propostas, permitindo, por exemplo, a análise de um sinal pelas funções de representação das suas derivadas em qualquer ordem. Aqui nós reportamos os resultados de um estudo sobre a abordagem de Gabor sintonizada em suas múltiplas versões, focando numa área de aplicação específica: a análise de distúrbios em sistemas elétricos de potência (SEP). O nosso trabalho investigou o desempenho da abordagem sintonizada em tarefas de identificação e classificação de distúrbios dos SEP, considerando, para efeito comparativo, também as transformadas de Gabor, S e de Wigner.  Bancos de sinais sintéticos e reais foram empregados nesse estudo, assim como diferentes estratégias de classificação, entre elas as Redes Neurais Artificiais, as Máquinas de Vetor de Suporte e as Árvores de Decisão. A nossa análise indica que, de modo geral, a abordagem sintonizada fornece representações tempo-frequência de melhor qualidade, e alcança taxas de classificação mais elevadas do que aquelas fornecidas pelas transformadas tradicionais, destacando-se a STGT espectral e as variantes baseadas na representação da primeira derivada do sinal. Uma aproximação da STGT aqui introduzida, a STGTω0, também pode se mostrar vantajosa em aplicações a sistemas de potência.

Banca examinadora:
Prof. José Ricardo de Almeida Torreão (Presidente), UFF